segunda-feira, julho 03, 2006
UM POUCO DE CULTURA
Índia é maior produtora de cinema
A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.
De onde vem a palavra "gravata"?
A palavra "gravata" é originária da palavra do idioma sérvio-croata hrvat, que por sua vez saiu do alemão Kravat, que finalmente saiu do francês cravate. Em francês, cravate significa gravata e também croata, devido a uma tira de pano que os soldados croatas (mercenários do Exército francês) usavam, amarrada ao pescoço, no século XVII.
(Colaboração de Simone Dias Marques)
A origem da palavra "suíte"
A palavra suíte, usada para designar os quartos que são ligados a um banheiro independente dos outros cômodos, vem do francês la chambre ensuite la salle da bain, que significa "o quarto seguido do banheiro", designação usada nas plantas dos imóveis. Com o tempo, a expressão foi reduzida apenas a suíte.
Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher
Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.
A origem do rock´n´roll
Alan Freed, um DJ americano, foi quem deu o nome rock-n-roll ao ritmo musical, em 1953. Freed criou o termo inspirado na letra de um antigo blues, de 1922, que dizia my baby she rocks me with steady roll (Minha gata me embala com um ritmo constante), uma analogia ao sexo.
A origem do carnaval brasileiro
Por duas rotas chegou o carnaval ao Brasil. A primeira, partindo da África, de onde os negros, junto com seus cantos e danças, contrabandearam inconscientemente a semente do carnaval. A outra veio da Europa através das festas tradicionais de Portugal, como o Entrudo (festa um tanto grosseira, em que as pessoas jogavam de tudo, até urina, umas nas outras). A união dessas duas culturas nos deu, além da mulata, o carnaval.
Curiosa taxa criada por Vespasiano em Roma deu origem à expressão "o dinheiro não tem cheiro"
A expressão "o dinheiro não tem cheiro" originou-se em curiosa taxa criada pelo imperador Vespasiano, que incidia sobre os mictórios públicos de Roma. Os protestos e as piadas foram muitas. Respondendo ao filho Tito, que se sentia humilhado com a situação, Vespasiano deu-lhe uma moeda de ouro para cheirar e comentou: "Non olet". Tradução: "Não tem cheiro."
Bendito seja
Bento, Benedito, abençoar, bênção e bendito têm a mesma origem: a expressão latina, benedictus (dizer bem). O elemento "dictus" é uma forma do verbo dicere (dizer) aí usada com sentido sagrado, correspondendo à idéia de profetizar bom futuro.
Saudações do Águia
Postado por HELIO (ÁGUIA)