terça-feira, abril 19, 2005
ABEMUS PAPAM
O cardeal alemão Joseph Ratzinger é o sucessor de João Paulo 2º.
Pouco antes das 13h (de Brasília) os milhares de fiéis em vigília no Vaticano foram ao delírio com a fumaça da capela Sistina, mas, como nas duas vezes anteriores, não havia certeza sobre a cor dela. Poucos minutos depois, os sinos da basílica de São Pedro confirmou: branca.
Na quarta votação, logo no segundo dia de conclave, os 115 cardeais atingiram um concenso de mais de 2/3 em suas intenções.
O anúncio do 265º pontífice da história será feito em cerca de 45 minutos. Após escolher o nome que adotará como papa, ele aparecerá numa janela do Vaticano e pronunciará o "urbi et orbi" (abençoar a cidade de Roma e o mundo), vestido com os trajes brancos tradicionais de seda e lã e com o solidéu (gorro) na cabeça.
O passo seguinte do novo papa é celebrar uma missa que marcará o início de seu pontificado. Nessa ocasião, ele recebe o pálio, uma faixa (estola) de lã branca, decorada de duas pontas pretas, que cai sobre os ombros e se sustenta com uma agulha de ouro.
O novo papa também terá direito a um anel, chamado de "anel do pescador", em referência a Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja Católica. A peça de ouro traz em relevo a figura do apóstolo Pedro pescando no barco com uma rede e o nome do novo papa gravado.
Seja Benvindo PAPA Bento XVI, que DEUS o ilumine tanto, como iluminou o PAPA João Paulo 2º.
Postado por HELIO (ÁGUIA)